quinta-feira, 16 de abril de 2009

Da Industria Cultural à Era Digital.

É subjetivo quando falamos de arte falarmos do séc. XXI e não citarmos a Industria Cultural. Podemos dizer, que com a indústria cultural a obra de arte perdeu o seu valor? A arte, antes como objetos únicos e culturas isoladas agora já circula entre as grandes massas. Mas por isso podemos dizer que a arte perdeu o seu valor?
Quando falamos “perdeu o seu valor” não queremos nos referir ao valor financeiro, mas sim ao valor de culto.
A obra de arte sempre foi única e exclusiva e por isso sempre foi cultuada. A partir do momento que passa a ser reproduzida em larga escala passa a circular pela massa, perdendo assim sua real autenticidade e seu valor de culto graças as cópias autorizadas e não autorizadas.
Aí vocês devem estar se perguntando. O que tudo isso tem a ver?
Tem tudo a ver com a sociedade e com a propaganda.
A propaganda é uma arte e como todas as outras artes precisa de talento, criatividade, imaginação, dedicação em tempo integral. Toda grande arte precisa de capacidade para instaurar novos valores estéticos.
Tem como objetivo sempre "atingir objetivos" e por isso precisa seguir o que está em voga, observar o comportamento dos consumidores e só então elaborar suas peças, destinadas a influenciar seu grupo alvo e predispor as pessoas à compra das mercadorias que anuncia.
A grande arte, tem seus valores e princípios estéticos pertencentes ao seu próprio universo e nele se bastam. O que faz uma grande arte é a militância do artista na arte pela arte.
É provavel que a publicidade realmente permaneça como a arte do século XXI. A propaganda de massa, que hoje se da graças a Industria Cultural e a Revolução Industrial, é exposta nos veículos de comunicação e no ar livre das ruas mostra a tendência de perder importância enquanto crescem as técnicas da comunicação endereçada diretamente ao indivíduo graças aos veículos digitais (internet). Essa deve ser a grande conquista da propaganda do século atual.
Enquanto antes, nossos publicitários eram os próprios artistas da época que anunciavam suas obras para então poder vender. Mas aonde anunciavam? Não existiam meios de comunicação em massa como os atuais, a maioria das vezes eles vendiam seus produtos boca a boca. Mais tarde com o surgimento dos jornais, conseguiu-se fazer uma propaganda mais “bem feita” digamos através dos meios impressos, jornais e revistas da época. O grande fenômeno da publicidade mundial, o rádio trouxe uma grande revolução para a propaganda. Dentre as agências d epropaganda, a J.W.T. foi a pioneira na utilização desse fonômeno e mais tarde com a chegada da T.V. também foi a primeira a fazer um comercial para esse novo meio.
A propaganda está cada vez atingindo um maior número de pessoas e fazendo trabalhos cada vez mais elaborados graças ao avanço das tecnologias.
Até onde vamos avançar?

Um comentário:

  1. da hora mas ja ta na hora de posta algo novo no blog ne
    fik ai a minha sugestao

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